As previsões para a inteligência artificial em 2023

Recentemente a MIT Tecnology Review publicou um artigo com previsões para a IA no ano de 2023, entenda o porquê de a IA estar em tudo nos dias atuais. Nesse texto, o editor disserta um pouco sobre as grandes surpresas que a IA desenvolveu no ano passado, 2022, que teve fascinantes avanços em diversos aspectos do mundo moderno. Como os modelos de IA que podem produzir texto, imagens e até vídeos notavelmente convincentes, por meio de apenas um pequeno comando de texto. 

Faz apenas dez meses que a OpenAI desencadeou uma série de mudanças no ramo da IA generativa com o lançamento do DALL-E 2, um modelo de deep learning que pode produzir imagens a partir de instruções de texto. Em seguida, surgiu uma inovação por parte da Google e da Meta: IAs capazes de produzir vídeos a partir de texto. Além disso, em dezembro, a OpenAI lançou o ChatGPT, o mais recente grande modelo de linguagem para deixar a Internet em polvorosa com sua surpreendente eloquência e coerência. ’’

  A vista desse ano impressionante que a IA teve, Will Douglas Heaven e Melissa Heikkilä, da Technology Review americana, contam as quatro maiores tendências que, segundo eles, definirão o cenário da IA em 2023.

Prepare-se para chatbots multifuncionais 

  Até então, os chatbots -um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas, o objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador­ - já eram uma realidade, mas mesmo assim se encontravam um pouco desconexos visando seu objetivo de simular uma completa realidade de linguagem, muitas vezes apresentavam conversações sem sentido.

  Agora, a previsão é que os futuros modelos de linguagem podem ser mais do que apenas isso. A OpenAI está interessada em combinar diferentes modalidades, como reconhecimento de imagem ou vídeo, com texto. Se o GPT-4, chatbot inovador previsto para 2023, se basear nessa tecnologia, podemos esperar a potência do melhor modelo de linguagem e dos melhores sistemas de IA de criação de imagens (e mais) em um único conjunto.

   A combinação de habilidades relacionadas a linguagem e imagens poderia, em teoria, fazer com que a próxima geração de IA entenda melhor a ambos. E não será uma obra somente da OpenAI. Espera-se que outros grandes laboratórios, especialmente o DeepMind, desenvolvam modelos multimodais este ano. 

‘Mas claro, há uma desvantagem. Os modelos de linguagem da próxima geração herdarão a maioria dos problemas já existentes nessa, como a incapacidade de distinguir fatos de ficção e ter uma tendência ao preconceito. Modelos de linguagem melhores dificultarão, mais do que nunca, a confiabilidade em diferentes tipos de mídia. E já que ninguém descobriu completamente como treinar modelos com dados extraídos da internet, sem absorver o pior do que há nela, eles  poderão ser inadequados. ’

—Will Douglas Heaven 

 

Os primeiros limites da IA 

    Até agora, o mundo da inteligência artificial vem sendo visto como uma terra sem lei, o que não deixa de ser verdade, já que, diversas inovações invadem a privacidade e até os direitos humanos dos usuários. Entenda como a analise de dados pode contribuir com a segurança pública.

    Isso tende a mudar, já que, em países como a China, EUA e até mesmo a UE as organizações já estão de olho em práticas que aplicam certos pontos de confiabilidade em seus usuários como forma de barra-los de sistemas como forma de proteção ou o uso de dados de menores de idade para alimentar algoritmos.

Todas essas regulamentações podem moldar como as empresas de tecnologia desenvolvem, usam e vendem tecnologias de IA. No entanto, os reguladores precisam encontrar um equilíbrio complicado entre proteger os consumidores e não impedir a inovação — algo que os representantes de grupos de interesse de tecnologia não têm receio de lembrá-los. 

A IA é um campo que está se desenvolvendo rapidamente, e o desafio será manter as regras precisas o suficiente para serem eficazes, mas não tão específicas que se tornem desatualizadas rapidamente. ’.... ‘2023 poderá inaugurar uma era há muito esperada de desenvolvimento de IA com mais respeito pela privacidade e justiça. ’

—Melissa Heikkilä 

 

Grandes empresas de tecnologia podem perder o domínio quanto às pesquisas fundamentais de IA 

   Enquanto as grandes empresas de tecnologia estão cortando custos, novas empresas iniciantes que trabalham em IA generativa estão vendo um aumento no interesse por parte dos fundos de capital de risco.

   De acordo com Etzioni, 2023 pode ser uma benção para os startups de IA. Há muito talento por aí e, muitas vezes, em recessões, as pessoas tendem a repensar suas vidas, voltando para o setor acadêmico ou trocando uma grande corporação por um startup, por exemplo. 

   De acordo com Mark Surman, diretor-executivo da Mozilla Foundation, as startups e o meio acadêmico podem se tornar os centros da pesquisa fundamental. 

“Estamos entrando em uma era em que [a pauta de pesquisa de IA] será menos definida pelas grandes empresas”, diz ele. “Essa é uma oportunidade a ser aproveitada”. 

—Melissa Heikkilä 

 

A grande indústria farmacêutica nunca mais será a mesma 

   Como já citamos em nossos artigos, não é uma novidade desse ano que a IA tem grande impacto na indústria, mas o grande destaque vai para a linha de desenvolvimento de medicamentos, agora há centenas de startups explorando maneiras de usar a IA para acelerar a descoberta de medicamentos e até mesmo criar remédios anteriormente desconhecidos. Atualmente, existem 19 medicamentos desenvolvidos por empresas farmacêuticas de IA em estudos clínicos (esse número era zero em 2020), com mais a serem enviados para estudos nos próximos meses. É possível que os resultados iniciais de alguns deles em 2023, permitindo que o primeiro medicamento desenvolvido com a ajuda da IA chegue ao mercado. 

   Mas os estudos clínicos podem levar anos para serem finalizados, então é melhor esperar sentado. Mesmo assim, a era da indústria pharmatech chegou e não há como retroceder. De acordo com Lovisa Afzelius, da Flagship Pioneering, uma empresa de capital de risco que investe em biotecnologia, “se for bem-feito, acho que veremos algumas coisas inacreditáveis e surpreendentes acontecendo neste setor”. 

—Will Douglas Heaven 

Se você está interessado em descobrir mais sobre as previsões para inteligência artificial, então entre no site da h2o.ai! Esta plataforma oferece aos usuários o mais avançado software de aprendizado de máquina e inteligência artificial, permitindo que você explore as melhores soluções de IA para a sua organização. Não perca a oportunidade de aproveitar o que a h2o.ai tem a oferecer e aproveite as previsões para inteligência artificial hoje!
Entre em contato conosco e comece a descobrir como a IA pode melhorar os resultados da sua empresa.