Visualização de dados e tomada de decisões

   Como visto em outros artigos, os dados são fatores importantíssimos na tomada das decisões de qualquer empresa que visa o sucesso dos negócios. Mais importante do que isso é ter uma visualização dos dados de forma clara, essa visualização dos dados nada mais é do que a apresentação de dados em um formato ilustrativo, como um plot, um gráfico ou um mapa, para tornar mais fácil para os tomadores de decisão ver e entender tendências, discrepâncias e padrões nos dados.

   Esses mapas e gráficos utilizados como forma visualização de dados, são usados desde os primórdios do que chamamos hoje da análise de dados, entenda qual é a importância da análise de dados para a segurança pública. Um dos primeiros exemplos mais conhecidos de visualização de dados foi um mapa de fluxo criado pelo engenheiro civil francês Charles Joseph Minard, em 1869, para ajudar a entender o que as tropas de Napoleão sofreram na desastrosa campanha russa de 1812. O mapa usava duas dimensões para representar o número de tropas, distância, temperatura, latitude e longitude, direção de viagem e localização em relação a datas específicas.

   Mesmo hoje, a visualização de dados sendo mais moderna e mais aprofundada nas empresas, a essência é a mesma. A vantagem disso é que assim como o entendimento sobre o que as tropas de Napoleão sofreram a partir da visualização de dados, as empesas ao fornecerem representações visuais de dados fáceis de entender ajudam os funcionários a tomar decisões mais informadas com base nesses dados. Apresentar dados em forma visual pode facilitar a compreensão, permitindo que as pessoas obtenham insights mais rapidamente. As visualizações também podem facilitar a comunicação desses insights e ver como as variáveis independentes se relacionam umas com as outras. Isso pode ajudá-lo a ver tendências, entender a frequência de eventos e rastrear conexões entre operações e desempenho, por exemplo.

 Os três principais benefícios da visualização de dados incluem:

1-Desbloquear o valor do big data, entenda que tendências de big data se confirmam em 2022, permitindo que as pessoas absorvam grandes quantidades de dados rapidamente;

2-Aumentar a velocidade da tomada de decisões fornecendo acesso a informações em tempo real e sob demanda;

3-Identificar erros e imprecisões nos dados rapidamente.

   Além de entender os benefícios, é importante saber que a visualização de dados está divida em duas categorias básicas. A da exploração, a qual as visualizações de exploração ajudam você a entender o que os dados estão dizendo. E a de explicação que contam uma história para um público usando dados. Além dessas duas categorias, existem tipos mais específicos de visualização de dados:

Área 2D: Normalmente são visualizações geoespaciais. Por exemplo, os cartogramas usam distorções de mapas para transmitir informações como população ou tempo de viagem. Os coropléticos usam tons ou padrões em um mapa para representar uma variável estatística, como densidade populacional por estado.

Temporal: São visualizações lineares unidimensionais que possuem um horário de início e fim. Os exemplos incluem uma série temporal, que apresenta dados como visitas ao site por dia ou mês, e diagramas de Gantt, que ilustram os cronogramas do projeto.

Multidimensional: Essas visualizações comuns apresentam dados com duas ou mais dimensões. Os exemplos incluem gráficos de pizza, histogramas e gráficos de dispersão.

Hierárquico: Essas visualizações mostram como os grupos se relacionam uns com os outros. Diagramas de árvore são um exemplo de visualização hierárquica que mostra como grupos maiores abrangem conjuntos de grupos menores.

Rede: As visualizações de rede mostram como os conjuntos de dados estão relacionados entre si em uma rede. Um exemplo é um diagrama node-link, também conhecido como diagrama de rede, que usa nós e linhas de link para mostrar como as coisas estão interconectadas.

   Um bom exemplo de ferramenta de visualização de dados é o Tableau, uma das plataformas de visualização de dados mais populares do mercado, o Tableau é uma plataforma que oferece suporte ao acesso, preparação, análise e apresentação de dados. Está disponível em uma variedade de opções, incluindo um aplicativo de desktop, servidor e versões on-line hospedadas e uma versão pública gratuita. O Tableau tem uma curva de aprendizado íngreme, mas é excelente para criar gráficos interativos.