kie-tec - Knowledge, Innovation & Excellence in Technology

O que é Inteligência artificial explicável e o que ela tem a ver com o Tableau?

HomeSoluçõesO que é Inteligência artificial explicável e o que ela tem a ver com o Tableau?

Se você trabalha com Tecnologia da informação ou com Business Intelligence, você já deve ter ouvido este termo. Hoje a Kie-Tec explica o que é a Inteligência Artificial Explicável.

A inteligência Artificial Explicável (XAI) é a inteligência artificial programada para explicar seu próprio propósito, finalidade e racionalização de processo de decisão, de uma forma que possa ser entendida pelo usuário médio. Esta é uma definição muito discutida quando se fala sobre machine learning. De qualquer modo, XAI oferece informações importantes sobre como um programa de Inteligência Artificial toma decisões, ao listar:

  • As forças e fraquezas do programa;
  • Os critérios específicos utilizados pelo programa para chegar em um resultado;
  • A razão pela qual uma decisão foi tomada, em detrimento de outras opções;
  • O nível de confiança apropriado para diversos tipos de decisão;
  • A quais erros o sistema em questão é vulnerável;
  • Como estes erros podem ser corrigidos;

Um importante objetivo da inteligência artificial explicável é oferecer algoritmos abertos. Isso porque, até recentemente, sistemas de inteligência artificial eram basicamente caixas pretas: mesmo quando as entradas e saídas eram conhecidas, os algoritmos utilizados para chegar em determinada decisão eram de propriedade privada e não eram entendidos – mesmo o programa sendo open-source e disponível ao público de maneira gratuita.

Conforme o uso de inteligência artificial se dissemina, torna-se cada mais vez mais importante dar atenção à questões de confiança. A Lei de regulamento e proteção de dados instituída na União Européia é um exemplo disso, justamente por possuir uma cláusula que torna a explicação desses mecanismos obrigatória.

Como a inteligência artificial explicável está presente no Tableau

Richard Tibbetts, gerente de produtos de IA da Tableau, explica: “Os tomadores de decisões estão certos em manter o ceticismo diante de respostas inexplicáveis dadas por mecanismos de IA e aprendizado de máquina. As análises e a IA devem ajudar, mas não substituir totalmente o conhecimento e a compreensão humana”. Isso significa que o Tableau mostra os caminhos pelos quais as informações passaram até chegarem em determinado resultado. É por isso que o Tableau possui uma carteira de clientes extremamente entusiástica no ramo do Business Intelligence visualizável. Mesmo que a atmosfera do negócio esteja sofrendo mudanças frequentes, o Tableau continua inovando para ficar adiante da competição.

 

Experimente o Tableau começando hoje mesmo !

Preencha seus dados neste link  https://www.kietec.com.br/baixar-software-tableau/  e enviaremos o link para baixar uma versão completa de avaliação.

Referências:

Escrito por

O autor ainda não possuí informações de perfil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *