O que é Automação de Processos por Robotização – o famoso RPA

Há alguns anos atrás, as mídias e a população no geral adotaram o termo ‘produtividade’ a tudo e a todos os processos que geravam bons resultados e, até mesmo, a melhora dos produtos. De certa forma, o senso comum foi assertivo, assim como as mídias foram sagazes o suficiente ao explorar a divulgação de formas para alcançar uma maior produtividade. Assim sendo, na área da tecnologia, a automação de processos por robotização (RPA) se mostrou como uma inovadora solução tecnológica na automatização de processos que antes poderiam ser realizados somente por pessoas e que, facilmente, aumentariam a eficiência e melhorariam do desempenho das empresas.

A robotização de processos não está apenas relacionada ao conceito de um robô, que consiste num dispositivo eletromecânico programado para realizar atividades de forma autônoma. Na realidade, ela pode ser utilizada nesses objetos, mas, em teoria, ela se refere à programação de softwares e sistemas automatizados. E além de todas teorias que constroem a prática do RPA, a evolução robótica, que já passou por cinco ondas, provou dinamicamente que mais do que automatizar funções repetitivas, processar dados não estruturados simples e identificar imagens, entre a terceira e quinta geração, passou a realizar funções avançadas de análise de dados, utilizando algoritmos de previsão e interação humana, como reconhecimento de voz e imagens e aprendizado cognitivo. 

Além de motivar uma mudança cultural, a integração da tecnologia digital em todos os setores de uma empresa também tem transformado o modo como o negócio opera e agrega valor a seus clientes, sendo cada vez mais necessário que os líderes se proponham a encarar desafios e estejam preparados para empregar metodologias ágeis. Isso porque investir em robôs proporciona vantagens competitivas às empresas, já que a automação eleva os níveis de eficiência e reduz possíveis custos gerados por falhas humanas, além de também poder ser aplicada em diferentes setores de um negócio.

No geral, com o RPA, podem ser realizadas desde atividades simples, como gerar uma resposta automática a um e-mail, às mais complexas, como implantar uma série de robôs, cada um programado para automatizar tarefas em um sistema integrado de gestão empresarial. Já no caso de relatórios financeiros, por exemplo, essa robotização pode ser utilizada para coletar e organizar dados, desde que se saiba de onde vêm e onde estão localizados esses dados; no setor bancário, pode automatizar o processo de integração de dados de clientes de um sistema bancário para outro.

Dentre todas as vantagens na automação de processos por robotização, temos consequências positivas na performance de toda equipe da empresa. Isso porque, ao delegar tarefas corriqueiras para softwares “robôs”, os trabalhadores podem se dedicar a outras atividades relacionadas a suas funções, como aquelas que exigem mais de seu intelecto e de suas habilidades pessoais, ou seja, tarefas que demandam criatividade, inovação e que poderão ter impacto real sobre o negócio. Além disso, é possível evitar a fadiga do funcionário que, muitas vezes se assemelha ao sistema fordista de produção, em que o trabalhador precisa repetir massivamente uma ação, gerando uma redução drástica de motivação e o senso criativo do indivíduo.

Para empresa em si, tem-se a redução de erros nos processos, a melhor estruturação das analises, a diminuição dos custos e a integração com outras ferramentas e sistemas que oferecem uma boa adaptação com outros sistemas, como aplicativos via nuvem, o gerenciamento de processos de negócios e outros, o que proporciona ganho de produtividade, mais segurança, precisão e redução de custos.

 Entre uma das maiores vantagens está, também, a funcionalidade do RPA, são as mais comuns as listadas pela Data Science Academy:

1-Integração com outros aplicativos: o software de RPA é capaz de integrar e atuar conjuntamente com outros sistemas, como os de ERP, CRMs e softwares de contabilidade. Nesse sentido, as ferramentas de RPA são um importante recurso na execução de tarefas dentro de aplicativos de negócios.

2-Análise de desempenho de robôs: além da implantação e da programação de robôs, é necessário que seja mensurado seu desempenho, por isso muitas soluções de RPA oferecem análises e painéis para garantir que os robôs estejam executando processos correta e eficientemente.

3-Fluxos de trabalho de arrastar e soltar (drag and drop): muitas ferramentas de RPA possibilitam que seus usuários criem fluxos de trabalho com editores visuais que disponibilizam a função de arrastar e soltar. Assim, como não é necessário o uso de códigos para determinar as ações que os robôs deverão executar, administradores da ferramenta que não têm conhecimento altamente técnico não são prejudicados. 

4-Gravação de fluxo de trabalho: as ferramentas de RPA também podem facilitar o desenrolar de processos permitindo que os softwares “robôs” imitem exatamente as ações executadas pelo usuário, assumindo as tarefas repetitivas que costumam normalmente requerer intervenção humana.

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