Quais seriam as diferenças no mundo dos negócios se o ChatGPT existisse desde a década passada?

O ChatGPT, o mais novo queridinho da inteligência artificial, vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos seus usuários que usam e abusam do programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas, e que tem como objetivo responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador­.

  Que esse programa seria o grande boom da inteligência artificial esse ano, não é novidade, em um dos nossos artigos anteriores no qual citamos as tendências de IA para 2023, o ChatGPT teve uma parte de grande destaque no texto. Com toda essa fama, os pesquisadores da MIT Tecnology Review resolveram supor o que teria sido diferente no mundo dos negócios se o ChatGPT já existisse na década passada?

   Para profissionais da década passada que sofreram os efeitos colaterais da mais diversa falta de recursos, os processos repetitivos e que não demandam tanto os knowledge workers poderiam ter sido substituídos, cortando custos e, consequentemente, ajudado na sustentabilidade dos projetos.

  No caso dos startups, por exemplo, em vez de se recorrer a uma solução “manual” para criação de um Mínimo Produto Viável, a IA poderia trazer sugestões de testes com base nas particularidades do seu negócio, criar o roteiro de apresentação de marketing da empresa e desenvolver códigos para automatizar o máximo de tarefas, como responder a e-mails e consultas dos clientes.

    O ChatGPT, ainda, permitiria entender melhor seus clientes e necessidades, reunindo dados sobre suas preferências e comportamentos, bem como apontando o Norte para ajustes de rotas e campanhas de marketing mais assertivas. Como se não fosse o bastante, ele poderia contribuir para a criação de experiências mais personalizadas para os usuários, fornecendo recomendações de produtos específicos ou descontos com base nas preferências do consumidor.

   Por fim, ele seria um grande aliado para coordenar equipes, agendando reuniões, atribuindo tarefas e sendo treinado para dar feedback aos membros de qualquer time para alcançarem a mais alta performance.

   Segundo pesquisa da McKinsey, em 2013, apenas 9% dos executivos se consideravam “muito satisfeitos” com a maneira como gastavam o tempo em suas organizações. Provavelmente, isso teria sido diferente. O ChatGPT daria o poder de liberar o tempo de inúmeros profissionais para se concentrarem em atividades mais importantes dos seus negócios, como a parte de estratégias e gestão.

   Visto isso, vale lembrar que essa ferramenta, como tal, deve ser usada para complementar e apoiar habilidades e competências, mas nunca para substituir completamente a capacidade de um bom gestor.

   Por mais que boas tecnologias existam (e de fato existem), um bom profissional sempre terá o seu lugar, desde que saiba se adaptar rapidamente aos diferentes cenários para tirar o máximo proveito possível de todos os recursos que estão à disposição para ajudá-lo em sua jornada.

Como mencionado no texto, a IA está transformando todos os setores e departamentos, e uma empresa que está ajudando outras empresas a implementar essa tecnologia de forma eficiente é a Kie-Tec. Em parceria com a H2O.ai, a Kie-Tec oferece soluções personalizadas e casos de uso que podem ser aplicados em diversos segmentos de negócios. Se você deseja conhecer mais sobre como a IA pode impulsionar a sua empresa, recomendo que visite o site da Kie-Tec e confira os serviços e casos de uso disponíveis. Com a ajuda da Kie-Tec, você poderá desbloquear todo o potencial da IA para transformar e otimizar o seu negócio.