Três mudanças de paradigma relacionadas ao business intelligence móvel

O acesso imediato aos dados mudou o nosso estilo de vida. Pense no volume de informação que consumimos enquanto esperamos na fila de um café. Podemos conferir placares de jogos, e-mails e centenas de fontes de notícias. E, na maioria das vezes, não só consumimos passivamente essas informações, nós também interagimos com elas. Atualizamos nossas contas do Twitter ou do Tumblr em segundos. Respondemos a e-mails e mensagens de texto em qualquer lugar. É muito diferente do fluxo unilateral de informações dos jornais e da televisão. A tecnologia móvel é uma via de mão dupla, e o business intelligence não é exceção. As pessoas precisam da velocidade e da conveniência dos dados comerciais acionáveis onde quer que estejam. No entanto, apesar das vantagens inerentes ao BI e de já termos um ecossistema maduro de tecnologia móvel, ainda estamos engatinhando no que diz respeito ao BI móvel. Segundo o estudo “Wisdom of Crowds: Mobile Computing/Mobile Business Intelligence Market Study” (Sabedoria das massas: estudo sobre o mercado de computação/business intelligence móvel), da Dresner Advisory Services, a penetração do business intelligence móvel ainda é modesta: 20% dos entrevistados dizem não usar nenhum tipo de recurso móvel e mais de 60% das organizações informaram que 10% ou menos de seus usuários têm acesso ao BI móvel. Este whitepaper desmitifica os conceitos equivocados sobre o tema e apresenta três mudanças de paradigma para que você se beneficie ao máximo do BI móvel.

Mudança de paradigma 1: entendendo o contexto

Com nossos smartphones, nos acostumamos à agilidade e à conveniência. Não queremos carregar um laptop ou tablet se não for necessário, nem queremos ficar presos ao escritório. Onde estivermos, seja em um restaurante, em um café, no saguão do hotel ou no avião, queremos ter acesso imediato aos dados de que precisamos. Cada vez mais pessoas estão trabalhando de casa ou viajando para fazer negócios. Para elas, ter acesso rápido e confiável aos dados é uma necessidade, não um luxo. [...]

Mudança de paradigma 2: entendendo a intenção do usuário

Enquanto as empresas ponderam as possibilidades do BI móvel, há diversos fluxos de trabalho que deveriam ser otimizados para os diferentes casos de uso que costumam surgir fora do escritório. Os fluxos de trabalho podem ser resumidos em quatro etapas: explorar, ver, interagir e colaborar. [...]

Mudança de paradigma 3: criando painéis para dispositivos móveis

Sua experiência com BI em dispositivos móveis deve ser tão boa quanto a sua experiência com BI em um desktop. Porém, uma excelente experiência em um desktop não pode ser diretamente transferida para um dispositivo móvel; antes, é preciso repensar algumas coisas. Painéis atraentes e divertidos em um desktop não são necessariamente ótimos painéis em um dispositivo móvel. Sempre haverá ajustes a fazer, principalmente no que diz respeito ao tamanho, orientação e princípios de interação dos painéis. [...]

Author:

Ryan McShane - Product Launch Manager, Tableau

Quer saber mais? Nossos treinamentos possuem conteúdo exclusivo sobre as melhores práticas de design de dashboards. Veja nosso calendário: https://www.kietec.com.br/events/tableau-desenvolvedor/ 

Satisfaça o seu desejo por dados com o Tableau Mobile. Baixe o novo aplicativo para iOS hoje mesmo.