kie-tec - Knowledge, Innovation & Excellence in Technology

Quanto sua Cidade se desenvolveu ? Tableau responde.

HomeTableau PublicQuanto sua Cidade se desenvolveu ? Tableau responde.

Abaixo apresentamos uma visualização dos municípios brasileiros e seus respectivos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de acordo com os dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de “desenvolvimento humano” e para separar os países desenvolvidos (elevado desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Todo ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.

O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.

A partir do relatório de 2010, o IDH combina três dimensões:
Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada;
Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, no entanto, a RNB também considera os recursos financeiros oriundos do exterior;
Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população, reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.

E você sabia que esta visualização interativa está hospedada gratuitamente em um servidor para dados abertos da Tableau ?
Crie e compartilhe rapidamente gráficos interativos, mapas, painéis em tempo real, aplicativos e, em seguida, publique-os onde desejar na Web. É muito fácil, qualquer pessoa pode fazer – e, para completar, é grátis.

Comece hoje a usar o Tableau através da avaliação gratuita e crie sua conta no repositório publico de dados abertos da Tableau:

Acesse aqui a página para baixar a instalação do Tableau Desktop

Se você está procurando uma solução corporativa, nos contate para saber mais sobre o Tableau Server e Tableau Online.

Quer aprender mais ? Temos um calendário de turmas abertas ainda para este ano, não perca a oportunidade:

Consulte as datas disponíveis e solicite um orçamento.

Escrito por

Somos uma consultoria focada em seus objetivos e resultados. Especialistas e representantes oficiais da Tableau no Brasil temos atuação em diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *