kie-tec - Knowledge, Innovation & Excellence in Technology

Porque gráficos de MARCADOR são melhores que gráficos de Aferição ou Velocímetro

HomeNotíciasPorque gráficos de MARCADOR são melhores que gráficos de Aferição ou Velocímetro

Para alguns, gráficos de aferição são uma ferramenta de visualização popular. Eles são interessantes, parecem oferecer uma visão imediata e entendimento rápido. Eles fazem alusão ao indicador mais universal, o velocímetro de um carro.

Mas há problemas com gráficos deste estilo com ponteiros. Eles simplificam demais, ignoram o contexto e desperdiçam espaço em um painel de gestão (dashboard). Claro, todos nós podemos compreender a velocidade de 0 km/h em comparação a  100 km/h, mas como podemos relacionar a importância para o negócio quando for apresentado o indicador sobre R$ 5 milhões em vendas?

Além do mais, a avaliação de performance de negócio é infinitamente mais complexa do que medir a velocidade de um carro, como é possível adicionar mais indicadores com informações contextualizadas sobre uma esfera com ponteiro que já está tomando uma grande parte do nosso painel de gestão (dashboard) ? Enquanto eles podem parecer mais interessantes e chamar mais atenção, gráficos de aferição ou velocímetro muitas vezes podem enganar omitindo informações importantes. A descoberta de dados pode ser fácil, mas aferir e medir o negócio de maneira muito fácil também pode se tornar demasiadamente perigoso.

Mesmo que o seu gráfico de velocímetro não seja uma representação enganosa (digamos, em um painel nos mais variados modelos de carros), eles sempre ocupam espaço valioso. Na maravilhosa era do big data, existem inúmeras formas de visualizar seus dados. Se você quiser disponibilizar todos os insights em uma visualização sem distribuir dados e números entre diversos slides do PowerPoint, ser eficiente no que se pretende comunicar é crucial. Para demonstrar, ver quanto espaço é utilizado, substituindo um gráfico de velocímetro e comparando a um gráfico de marcador(uma excelente alternativa!):

No exemplo acima no gráfico de marcador você pode ver rapidamente que o nível da alegria está bem acima da meta estabelecida, a risada está acima da meta, diversão ficou acima da meta, e diversão e bem estar estão abaixo da meta. A comparação de categorias torna-se mais fácil, e o gráfico também economiza espaço. Além disso, o formato é mais flexível, o que acontece se diversão superar a marca de 100 no gráfico de velocímetro a esquerda?

Pesquisadores de visualização de dados preferem gráficos de marcador porque aumentam nossas predisposições perceptivas e cognitivas. De acordo com o professor de estatística William S. Cleveland, os humanos não comparam ângulos tão rapidamente ou com precisão como comparam comprimentos ou posições paralelas em relação a uma linha de base comum [The Elements of Graphing Data, 1985].  Especialista em visualização de dados Stephen Few tem excelentes considerações sobre os gráficos de marcador também descritas em seu artigo.

Por estas e outras razões, os gráficos de velocímetro não são incluídos por padrão no Tableau. Conheça e comece a usar gráficos de marcador, eles podem substituir e apresentar muito mais informações que um velocímetro.  Gráficos de marcador pode não espelhar um símbolo onipresente, mas quando se trata de controle de metas que impulsionam o seu negócio, eles entregam muito mais eficiência e controle.

Quer conhecer e dominar a mais sofisticada e poderosa ferramenta de analise de dados ? Então entre em contato conosco ou veja nosso calendário de treinamentos em parceria com a TECPAR Educação: https://www.kietec.com.br/treinamentos_tableau/dominando-o-tableau-desktop/

Escrito por

Somos uma consultoria focada em seus objetivos e resultados. Especialistas e representantes oficiais da Tableau no Brasil temos atuação em diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *