O Desafio de Liderar os negócios em tempos de mudança

Estamos vivendo em um mundo de negócios profundamente alterado. São muitas dúvidas e questões em busca de perspectivas, dicas e recursos que possam ajudar a agir com confiança e rapidez.  O futuro do mercado pós-covid trará desafios, mas certamente demonstrará quais negócios estavam trilhando o caminho certo da inovação e conseguiram se adaptar.

De qualquer forma, seja um negócio focado em inovação ou outros que buscam uma solução, destacamos 3 estratégias essenciais:

  • ESTABILIZE

Estabilizar sua organização com processos bem estruturados, informações e dados precisos. Em momentos de crise, decisões importantes não podem esperar. Sua organização precisa de respostas rápidas para retomar as operações físicas, administrar as interrupções na cadeia de fornecimento e implementar novos protocolos de segurança. Com automação de processos repetitivos e uma análise de dados rápida e flexível, é possível obter informações valiosas e necessárias para entender os impactos e avançar com confiança.

  • RETOME

Para gerenciar mudanças, é preciso tomar decisões com rapidez. Com limitações de tempo e recursos, é fundamental ter praticidade e agilidade para entender o panorama da sua situação para planejar sua estratégia.

Deve ser o momento de otimizar processos, obter os dados de que precisa – de qualquer lugar – para disponibilizar as informações ao alcance da sua equipe, onde quer que eles estejam.

Mais importante do que a busca por novos clientes e mercados, existe um tesouro valioso que é a sua base de dados e o relacionamento que pode ser feito com dados externos.

Lembre-se, a agilidade precisar ser o foco para retomada, se for preciso solicite apoio de especialistas, considere empresas que atuem e tenham cases no seu  setor, seja saúde, indústria, governo, cadeias de fornecimento, RH. Caso contrário busque capacitar seu pessoal a agir utilizando as melhores ferramentas com base nas melhores informações durante a reabertura.

  • EXPANDA

Os líderes estão enfrentando duas grandes questões para a retomada depois da COVID-19: como repensar meus negócios e como encontrar oportunidades de crescimento? As organizações que possuem processos automatizados e são orientadas por dados estão melhor preparadas para transformar seus negócios e se adequar a um novo normal, com base em processos estáveis,  em dados confiáveis e na colaboração. Considere ajuda para sua empresa adotar a automação de processos e uma cultura de dados para superar a crise e traçar novos caminhos para o sucesso.

Existem opções de plataformas e ferramentas para implementar estas estratégias. Provedores de tecnologia estão engajados em fornecer apoio para os líderes e as suas empresas enfrentar este momento de profundas mudanças. Como o exemplo da empresa UiPath que possui um software para automação de processos através de robôs (RPA) e oferece 60 dias gratuitos para testar a sua plataforma, ou seja, 2 meses de apoio para você “tercerizar” sua rotina de processos para execução em um robô.

Outro exemplo trata-se do fabricante Tableau Software, adquirida pela SalesForce em 2019, a empresa oferece apoio e flexibilidade na contratação das quantidades de licenças e para o segmento de saúde oferece condições facilitadas para licenciamento.

Referências:

https://www.uipath.com/pt/resources/covid-automations

https://www.tableau.com/pt-br/leading-through-change?partner_code=8972642954

http://www.kietec.com.br

Voltar pro topo