Qual é o futuro da IA ​​em BI?

   No momento, as principais soluções de IA (Inteligência Artificial) em BI ( Inteligência Empresarial) estão trabalhando para entregar modelos específicos de domínio como parte do produto no curto prazo. Mas o que isso significa?

   Tome os serviços médicos como exemplo. Agora mesmo, uma IA na interface de linguagem natural de BI teria dificuldade em decidir fornecendo muitos termos médicos sem tempo e recursos significativos dedicado a treinar o modelo de aprendizado de máquina. Este seria profundamente demorado e frustrante para novos usuários do produto. No entanto, em um futuro próximo, as principais soluções de BI começarão a oferecer conhecimento estratégico de BI que é específico do domínio.

    Por exemplo, uma grande empresa está agora integrando suas ferramentas focadas em cuidados de saúde ao seu produto de IA em BI, para que a interface seja capaz de ficar e interagir usando termos médicos complexos. Estes integrados domínios se tornarão a norma em um futuro próximo da IA ​​em BI. Outra integração de ponta da IA ​​no BI será a análise social, comumente usado por empresas para rastrear conversas on-line e sentimento sobre seus produtos e reputação.

   A grande sacada é procurar soluções de BI ações que oferecem esses recursos em futuras atualizações de seus produtos. A retenção do conhecimento institucional é outro benefício de longo prazo da IA em BI. Os gerentes conhecem as dificuldades de perder um funcionário com anos de experiência de trabalho, essa pessoa tem organização ou conhecimento institucional que pode parecer insubstituível, e passando em tal conhecimento de forma eficiente é difícil. Mas um sistema de IA lembra, por meio de aprendizado de máquina, todos as consultas anteriores, pesquisas, visualizações e relatórios. Essencialmente, a IA em BI permite que o sistema atue como um repositório do conhecimento institucional em uma organização. Este repositório irá servir a dois grandes benefícios no futuro: Tornar-se um arquivo histórico para dados graças ao NLI (National Language Interface) e ao aprendizado de máquina.

    Os principais dados podem ser cobertos com consultas mínimas o que torna a integração mais eficiente, os novos contratados poderão se familiarizar com os relatórios e tendências e mergulhar na previsão no que se refere aos seus dados da unidade de negócios, tudo através do NLI do sistema IA no BI. Cada um aborda o questionamento de seus dados de uma maneira diferente, mas uma ferramenta de BI com infusão de IA poderá aprender com novos usuários e fornecer rapidamente respostas significativas, enquanto o usuário se beneficia a partir de uma curva de aprendizado mínima. É claro que todos os dados do mundo são inúteis a menos que seu valor possa ser demonstrado.

   Os recursos futuros da IA ​​em BI incluem limpeza e preparação de não apenas dados estruturados, mas dados não estruturados de várias fontes. Esta incrível ferramenta de economia de tempo tem o poder de democratizar a análise de dados em todos os setores de negócios. Análises aumentadas e automatizadas – como visualizations, storytelling, reporting - também desempenhará um papel cada vez mais importante nas operações comerciais. Relatórios ricos em insights guiados pela consulta do usuário e a assistência de IA também se tornará a norma.

   À medida que mais empresas adotam o poder da IA ​​no BI, o sistema será mais capaz de responder o “porquê” em seus dados e explicar “como” chegou a uma recomendação. Estas são as principais questões que serão na mente dos tomadores de decisão, e as principais ferramentas de BI devem atender essas expectativas em um ambiente cada vez mais orientado por IA. O futuro da engenharia de software é o aprendizado profundo, que inclui o incrível poder da IA ​​em BI. Estará em todos os lugares e em tudo que usarmos na próxima década. De certa forma, esse futuro já está aqui. A única pergunta é: você está abraçando isso, ou você está sendo deixado para trás?