Como a tecnologia pode ajudar na gestão de pessoas baseada em evidencias?

Em primeiro lugar, é importante pontuar o que significa a gestão de pessoas baseada em evidencias. A Gestão implica, necessariamente, tomada de decisão, gestão baseada em evidências, significa  ter informações precisas, científicas, pesquisas, que permitam ao gestor uma tomada de decisão mais consciente e robusta e menos baseada em preferências pessoais ou modismos (cada vez mais presentes nas redes sociais), diminuindo  a distância entre teoria e prática, cujo pressuposto básico  é o exercício de pensamento crítico e analítico, das melhores evidências possíveis capturadas do contexto organizacional e mercadológico. Esta abordagem surge nas ciências médicas, utilizando informações confiáveis levantadas em relatos e exames, gerando redução da incerteza, com base em evidências científicas. 

   Existem decisões tomadas rotineiramente, mas também existem situações inesperadas, de maior ou menor complexidade para responder a um problema, a uma necessidade ou a um objetivo. Problemas, geralmente, apresentam diferentes graus de complexidade, demandando variados esforços para sua resolução (utilizando recursos tais como tecnologia, tempo, dinheiro e pessoas. 

   A Gestão baseada em evidências pode ser definida como a tomada de decisão a partir do uso explícito e judicioso de diferentes fontes de informação: experiência profissional, evidências sobre o contexto local, avaliação crítica da melhor evidência científica disponível e as perspectivas de quem será afetado pela decisão. Dessa forma, é possível substituir decisões baseadas em preferências pessoais e experiências não-sistemáticas, por decisões baseadas nas melhores evidências disponíveis. 

   Evidências para tomada de decisões podem vir de quatro fontes, pelo menos. A primeira são os resultados de pesquisas científicas, o que exige saber navegar nas bases de dados acadêmicas para encontrar estudos confiáveis a respeito do dilema que precisa ser resolvido. A segunda fonte é formada por informações levantadas dentro da própria organização, como dados financeiros e estatísticas que medem da satisfação de clientes ou empregados à devolução de produtos, além de pesquisas que avaliam diferentes percepções sobre determinado tema, como a cultura organizacional.  A terceira fonte está na experiência profissional. Conhecimento específico é acumulado com o tempo para saber como lidar com diferentes situações. A quarta fonte são os valores e as preocupações das partes interessadas.

   A organização pode utilizar diferentes técnicas de pesquisa para entender o que pensam aqueles que serão afetados pelas decisões, e é ai que a tecnologia entra, ela que ajudará a compreender quais serão suas reações e até a projetar o resultado das medidas. Essas fontes não são excludentes. Cruzar percepções das partes interessadas com a experiência de profissionais, os dados das organizações e as pesquisas científicas é uma forma de fazer uma sintonia fina, eliminar ruídos e ter melhor embasamento para as decisões. 

   Tendo um acesso facilitado a essas informações por meio do software, após envolver a tecnologia nesse processo, a análise de dados é o processo de manipulação de informações com o objetivo de avaliar padrões para que, assim, os gestores tomem decisões mais acertadas. Na hora de tomar a decisão, o gestor analisa aquelas informações que possam ter alguma influência sobre a situação e escolher a melhor alternativa. 

Com base no exposto, fica claro que a Gestão baseada em evidências é fundamental para uma tomada de decisão consciente e robusta. A análise de dados é um processo importante nessa gestão e pode ajudar a sua empresa a tomar decisões mais acertadas. Se você deseja implementar essa abordagem na sua organização, a Kie-tec pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Entre em contato conosco para saber mais sobre como a nossa tecnologia pode ajudar a sua empresa a ter acesso a informações precisas e tomar decisões mais embasadas.