kie-tec - Knowledge, Innovation & Excellence in Technology

Evolução da Avaliação do Gartner sobre Analise de Dados e BI

HomeNotíciasEvolução da Avaliação do Gartner sobre Analise de Dados e BI

Nesta postagem, apresentamos a evolução da avaliação do Gartner sobre Analise de Dados (Analytics) e BI desde 2010 até 2017.

O Gartner Group é uma empresa de consultoria criada por Gideon Gartner em 1979.  Possui mais de 13 mil consultores em 11.000 companias e atua em 100 países. O seu trabalho é criar conhecimento através de pesquisas sobre mercado seu direcionamento, maturidade tecnológica, a análise de fabricantes. Suas análises são consuzidas por várias industrias de tegnologia específica e são atualizadas a cada 1-2 anos.

O Quadrante Mágico de Gartner é um dos mais conhecidos produtos do Gartner, reconhecido como o principal guia de avaliação e tendência tecnológica para o mercado.

Ele é dividido da seguinte forma:

1. Líderes: Posiciona em um eixo de visão e capacidade de entrega quais empresas estão tecnologicamente mais avançadas. São aquelas que direcionam as regras dentro do seu segmento por ter uma melhor visão de mercado e capacidade de levar adiante as suas promessas.

2. Desafiadores: Empresas que estão logo atrás dos líderes. São companhias com capacidade de execução plena. Entretanto, apenas possuem uma parcela do mercado.

3. Visionários: Empresas mais fortes em pesquisa e desenvolvimento, verdadeiras visionárias. No entanto, muitas vezes não possuem a tecnologia – ou simplesmente não são capazes – para executar o que é prometido.

4. Concorrentes de Nicho: As empresas desse quadrante são aquelas que focam em determinadas características de um mercado de segmento específico.

Analisando a forma como o quadrante define o mercado através de uma série de pesquisas, torna-se fácil, tanto para as empresas quanto para personagens autônomos, analisar o andamento de um determinado mercado. Imagine como uma empresa de foco popular, com base nessa pesquisa, poderia buscar como meta mudar os seus negócios, tentar o sucesso em um segmento de nicho – com produtos mais sofisticados e de maior valor agregado.
No relatório atual de 2017 é possível constatar que estão sendo avaliadas algumas premissas estratégicas para posicionamento das soluções em seu quadrante:

  1. Mais usuários de negócio terão acesso a ferramentas self-service para preparar os dados para análise; O que não é novidade atualmente, porém os analistas de negócio ainda utilizam ferramentas inadequadas, que consomem muito tempo e demonstram resultados muito aquém do esperado.
  2. Mais ofertas de preparação de dados “self-service standalone” irão se expandir em plataformas analíticas fim-a-fim ou serão integradas como atributos em plataformas analíticas legadas. Menos customização nas plataformas transacionais e mais tratamento na leitura e inclusão de metadados para facilitar o entendimento pelo negócio.
  3. Plataformas para exploração de dados serão cada vez mais visuais, inteligentes, governadas, baseadas em Hadoop e baseadas em pesquisas e irão convergir como uma única plataforma que incluirão preparação de dados self-service e gerados através de linguagem natural (NLG). Ou seja, consultas diretas em linguagem natural. Por exemplo: “Como estão as margens de vendas para minhas filiais de determinado estado.”

Apesar de representar um bom guia para se basear na busca de fornecedores ou soluções, é importante ficar atento a alguns pontos quando se verificar o quadrante. É fundamental observar a data em que o levantamento foi feito. Com o mercado dinâmico atual, analisar um quadrante desatualizado vai acarretar em uma pesquisa imprecisa. Além disso, quanto mais empresas de um seguimento constam ali, mais completo será o resultado final.
Faça a leitura histórica de um segmento, proporcionando uma conclusão de análise ainda mais eficiente.

Veja a painel interativo abaixo, onde é possível clicar e buscar as soluções de mercado para avaliar como o Gartner vem realizando esta classificação em seu quadrante.

Para um melhor entendimento recomendamos que leia a avaliação completa deste relatório que é realizado de modo independente, e que descreve forças e fraquezas de cada solução.

Escrito por

Somos uma consultoria focada em seus objetivos e resultados. Especialistas e representantes oficiais da Tableau no Brasil temos atuação em diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *