kie-tec - Knowledge, Innovation & Excellence in Technology

Big Data: uma sugestão de leitura

HomeNotíciasBig Data: uma sugestão de leitura

Big Data é um dos temas atuais mais importantes no mundo dos negócios, pois ele se mostrou uma ferramenta extremamente valiosa para conquistar clientes, se sobrepor a competidores e aumentar os lucros. No Brasil é uma área que ainda está engatinhando, e por conta disso, há pouca literatura sobre esse tema publicado em língua portuguesa. Para conhecer um pouco mais sobre esse tema, é uma obrigação buscar obras em língua inglesa. E há inúmeras, que abrangem uma diversidade muito grande de aplicações técnicas e mercadológicas.

Uma dessas obras é intitulada Big Data Analytics: Turning Big Data into Big Money, escrita por Frank Ohlhorst e publicada no ano de 2013. Nas palavras do próprio autor, o livro se destina a explorar os conceitos por trás do Big Data, como analisar tais dados e os seus resultados. Portanto, é uma excelente obra para quem quer ter uma visão abrangente sobre Big Data, bem como sua aplicação aos negócios.

A obra se divide em 10 capítulos e mais dois apêndices, que complementam a obra com temas mais técnicos. O autor dedica uma parte da obra discutindo, entre outros assuntos, temas relacionados com a criação de um time para tratar de Big Data. Pois Big Data é também uma cultura que deve estar internalizada nas organizações.

Por várias razões, essa obra é recomendada para quem se interessa em obter valor financeiro da análise de Big Data e também para aqueles que desejam desenvolver nas empresas mais uma vantagem competitiva.

Escrito por

Rodolfo Coelho Prates é Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. É professor visitante do Middlebury College - EUA, especialista em Big Data pela Universidade da Califórnia (San Diego) e atua na área de modelos matemáticos e estatísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *