kie-tec - Knowledge, Innovation & Excellence in Technology

3 grandes tendências em Business Intelligence para agarrar em 2019

HomeNotícias3 grandes tendências em Business Intelligence para agarrar em 2019

2018 foi um ano de inovações tecnológicas – e elas terão grandes reflexos nos anos que seguem. Veja agora as Tendências em business intelligence para o ano que se aproxima

Se este ano foi especial para quem trabalha com tecnologia e informação, as previsões para 2019 são ainda mais ousadas. A tecnologia de armazenamento, análise e cruzamento de dados evoluiu e está em vias de popularização. Existem alguns pontos, entretanto, que são unanimemente aclamados pelos especialistas como sendo as principais tendências em Business Intelligence. Leia mais para saber quais são

Inteligência Artificial

O aprendizado de máquina (machine learning) e a inteligência artificial ajudarão a descobrir informações que antes estavam encobertas. Ao combinar e cruzar dados de maneira independente, os algoritmos estarão em uma posição de confiança dentro das empresas. E mais: mesmo que a inteligência corporativa por detrás destes programas tenha sido guardada a sete chaves pelas suas proprietárias nos últimos anos, a necessidade vigente de venda e implantação dos sistemas fará com que tudo isso seja explicado. A transparência será um ponto importantíssimo para a implementação eficaz de qualquer sistema de Business Intelligence!

Chamou-se esse fenômeno de Inteligência Artificial explicável – a necessidade compreender e apresentar exibições transparentes dos modelos de machine learning e suas possíveis respostas para qualquer pergunta possível.

Códigos de ética

Com grande fluxo de informações, vem grandes responsabilidades. Os códigos de ética serão ainda mais importantes para as empresas que adotam sistemas de monitoramento e análise de dados. Ainda mais com a chegada de regulamentos como o GDPR, os líderes de negócios, em especial diretores de dados (CDOs), terão a grande responsabilidade de definir diretrizes internas para as práticas de dados. Será necessário levar em conta toda a discussão sobre privacidade de dados que aconteceu em 2018.

Data Visualization

Essa é uma especialidade da Tableau, que será levada adiante como tendência – O avanço dos sistemas de análise permite que as pessoas interajam naturalmente com os dados: um novo mundo de possibilidades se abre, tanto em nível de questões, quanto em nível de respostas que um sistema pode dar através da linguagem visual e gráfica. O que antes era dedicado apenas a analistas experientes e cientistas, agora poderá ser usado de maneira muito mais generalizada, sendo o usuário apenas limitado pelas capacidades de suas perguntas. Prevê-se que a linguagem natural ainda superará as barreiras que impedem a adoção de análises nas organizações e vai inserir cada vez mais dados na essência da cultura do mercado de trabalho.

 

Que tal, então, não ficar de fora das tendências de análise de dados e conhecer o Tableau? Entre em contato com a Kie-Tec e saiba mais sobre essa poderosa ferramenta!

 

Referências:

Escrito por

O autor ainda não possuí informações de perfil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *