Automação de Taxas Cambiais

CASE: FURUKAWAIndústria

A história do Grupo Furukawa teve início há mais de 130 anos, no Japão. De lá para cá, nos transformamos em uma corporação mundial com atividades diversificadas nos segmentos de metais, metais leves, telecomunicações, sistemas automotivos, energia, entre outros, formando uma rede internacional de indústrias em países da Ásia, América do Norte, Europa, África e América Latina. São mais de 100 empresas afiliadas e modernos laboratórios de desenvolvimento, preparados para gerar novas tecnologias e produtos.

Para empresas multinacionais como a Furukawa a necessidade de manter seu ERP com as taxas cambiais cadastradas e atualizadas diariamente é uma rotina extremamente importante. Com o desafio de automatizar esta tarefa simples porém essencial para as transações de exportação e importação haviam as seguintes questões:

  • Acessos em diferentes sites de bancos centrais de diversos países:

    Para captura do dado diretamente da fonte oficial referente a taxa cambial é preciso acesso a origem e isto implica no acesso direto aos bancos centrais de alguns países.

  • Alteração no layout dos sites externos causavam interrupção da automação:

    Em alguns casos os sites dos bancos centrais passam por reformulação de layout, com isso a coleta do dado na tela pode sofrer interrupção no funcionamento.

  • Freqüência de atualização envolve regras distintas:

    Feriados locais e horários de publicação não são homogêneos e possuem particularidades. Desta forma não podemos comprometer a agenda completa de automação para apenas este processo.

Como solução para este tipo de desafio a KIE-TEC destaca as seguintes características:

  • Utilização das melhores práticas em desenvolvimento a partir do UiPath Studio:

    Existem boas práticas de desenvolvimento para dividir em componentes que possam ser reutilizáveis o que torna novos desenvolvimentos mais rápidos e baratos. Além dos recursos de ancorar objetos em tela para que as mudanças de layout não afetem a coleta dos dados.

  • Agendamento inteligente através do UiPath Orchestrator:

    Determinar o início da execução diária e sua recorrência é uma característica padrão da plataforma UiPath Orchestrator. Realizamos o desenvolvimento para que a execução fosse reagendada pelo próprio processo no caso da taxa do dia não tenha sido atualizada. Isso faz com que a janela de disponibilidade para outros processos do robô possa ser melhor aproveitada.

O desafio apresentado pela empresa foi concluído através deste projeto considerando os seguintes resultados:

  • Repasse das melhores práticas de desenvolvimento:

    O time interno pode utilizar o desenvolvimento como referência de boas práticas com isso melhorar sua capacidade de prosseguir realizando melhorias em automações RPA de outros processos para área.

  • Acuracidade nas atualizações:

    As informações coletadas nos sites foram atualizadas com a frequência definida nas variadas regras evitando que informações ficassem defasadas e causassem transtornos ou impactos negativos nos cálculos de moedas estrangeiras.

  • Monitoramento e garantia de execuções:

    Quaisquer anomalias no processo são monitoradas e alertadas aos responsáveis. Seja a indisponibilidade da fonte de dados ou o login no ERP para input dos dados, os registros bem como seu histórico são rastreáveis e notificados a tempo do tratamento.

FALE COM UM CONSULTOR

Voltar pro topo