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Dashboard de Desempenho de HelpDesk

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Helpdesk é um serviço de atendimento aos clientes que buscam solicitações, esclarecimentos e soluções, para diversos problemas relacionados aos produtos e serviços das empresa.  Por isso a importância de acompanhar o desempenho do Helpdesk através de um Dashboard. Helpdesk é uma expressão do inglês help (ajuda) desk (escrivaninha).

O Helpdesk centraliza o recebimento das solicitações dos clientes, sejam elas para o esclarecimento de dúvidas, reclamações, requisição de serviços ou registro de problemas. Esse apoio aos clientes pode funcionar dentro da própria empresa ou externamente em empresas terceirizadas prestadoras de serviços chamados de call center (centro de chamadas).

Além de Helpdesk, o serviço de atendimento ao cliente, das empresas, recebe outras diversas denominações, tais como “Service Desk”, “SAC”,” Central de Serviços” etc.

A designer de dados Eva Murray através do site http://www.vizwiz.com/ publicou um este ótimo exemplo de painel de gestão (Dashboard) de Atendimento ao Cliente (incidentes, horas trabalhadas, previsões, etc.)

Para desenvolver este dashboard no Tableau ela utilizou este conjunto de dados  no site da IBM Watson Analytics como uma amostra.

O conjunto de dados contém 100.000 registros e não incluem uma data sobre quando os bilhetes foram abertos. Porém incluí apenas um campo sobre quantos dias um bilhete foi aberto.

Como bônus este exemplo também possui uma versão mobile também. Verifique em seu telefone.

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